top of page

Estudo feito mostra que atitude de líderes impacta na saúde mental dos trabalhadores

  • Foto do escritor: Luciane Carvalho
    Luciane Carvalho
  • 1 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

saúde mental trabalho

Um estudo com 3.400 funcionários em dez países pelo Workforce Research Institute, com sede no ReinoUnido, descobriu que a atitude de um líder da empresa tem um impacto de 69% na saúde mental da equipe. De acordo com a mesma pesquisa, esta é a porcentagem de nossa influência psíquica de nosso parceiro ou outras pessoas comquem convivemos.


Esse número bastante alto certamente é suficiente para causar espanto, e os líderes precisam entender quais atitudes tornam as pessoas doentes ou prosperam. O primeiro passo é que os líderes parem de pensar que as questões de saúde mental, bem-estar e felicidade dos funcionários não são de sua responsabilidade. As empresas precisam entender que isso não é apenas uma questão de RH.


Outro estudo da Zenklub com mais de 600.000 clientes e usuários sobre saúde mental e bem-estar dos trabalhadores brasileiros mostrou que 32% apresentavam sintomas de ansiedade moderada e moderada/grave e 36% apresentavam sintomas de ansiedade. Os sintomas eram depressão moderada e moderada/grave.


Podemos bloquear esses dados, mas primeiro precisamos ter conhecimento real do assunto. Entender que a prioridade número um para todos nós deve ser as pessoas, seu bem-estar, saúde mental e felicidade. Essa responsabilidade é de todos nós e precisa ser compartilhada e compreendida pela liderança. Este é um assunto de todos nós e deve estar na pauta de todos os CEOs, diretores e líderes.


Em um ambiente corporativo, além de investir no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o negócio, os líderes são fortemente incentivados a criar consciência para que os funcionários possam reconhecer seus próprios estados emocionais quando se encontrarem em uma situação em que se sintam emocionalmente desconfortáveis.


Se o tema ainda não está claro e não é muito discutido na empresa em que você trabalha ou dirige, é hora de rever prioridades e atitudes. Não se engane, traga esse novo comportamento para o seu ambiente corporativo. Na verdade, o que deve ser priorizado é a conscientização de que todos entendem a necessidade de mudar a forma como nos relacionamos na organização. O bem-estar no trabalho advém de um ambiente psicologicamente seguro, de relacionamentos mais empáticos e de um sentimento de realização, significado, pertencimento, diversidade, inclusão e justiça. Tudo isso depende em grande parte do engajamento da liderança.


Essa nova sociedade que estamos construindo precisa entender que no centro de tudo está o ser humano.


Você já percebeu quais mudanças você pode fazer para criar uma organização mais saudável?

 
 
 

Comments


bottom of page